sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Last but not least


E para acabar com esta série sobre os jogos olimpicos, aqui está esta infografia de duas páginas com o estádio olimpico e o Watercube, as duas obras mais emblemáticas, do complexo olimpico construído em Pequim.

2 comentários:

Anónimo disse...

AHHH. Um trabalho deste calibre merecia uma imagem maior para ser apreciado. Ou pelos menos alguns detalhes da imponente ilustração do estádio olímpico.
Estou curioso acerca do processo usado: partiram de um modelo 3d ou desenharam no Illustrator a partir de referências?
Parece-me trabalhoso/confuso de mais usando apenas referências!
5 estrelas :)

Carlos Monteiro disse...

Usámos como base uma fotografia da maquete só com as bancadas para nos dar a posição, uma planta do piso térreo para saber onde começavam os pilares e muitas imagens de referência, quer de maquetes quer reais. O desenho é todo do Illustrator, vamos tentar juntar várias fases do trabalho e colocar aqui. A parte mais difícil foi, claro, a cobertura, não tínhamos nenhuma foto que servisse de base com aquela perspectiva e como sabíamos que a parte da frente iria ficar transparente, começámos por aí, realmente aquela malha é muito complicada por isso desenhámo-la a partir dos pilares principais e das suas ramificações, com o tempo fomos melhorando e é por isso que as zonas da cobertura feitas no fim, correspondem mais à realidade. A beleza de uma estrutura destas é que não é necessário ser-se absolutamente exacto para se transmitir a ideia do edifício, se ficarmos lá perto já funciona. Obrigado pelo comentário, mais alguma dúvida é só dizer