quarta-feira, 23 de julho de 2008

Obikwelu


Primeira infografia, de uma série dedicada aos principais atletas portugueses, que vão estar presentes nas olimpiadas de Pequim.

2 comentários:

Anónimo disse...

De todas as infografias que aqui são expostas dos atletas nacionais, esta é a que me agrada mais, sem dúvida! A posição do atleta dá a sensação de velocidade e de explosão.

Não é que as outras estejam más mas, sendo construtivo, à Naide falta garra, à Vanessa sofrimento, ao Nelson movimento e à Telma acção. A de Gustavo Lima também me agrada pelo relação que há entre o seu tamanho reduzido e a imensidão do mar.

No entanto, são, sem dúvida nenhuma, excelentes trabalhos. Parabéns!

Carlos Monteiro disse...

Muito obrigado pelo comentário, também é a minha preferida, e essas são questões que também nós pusemos no decorrer dos trabalhos, no caso da Telma o principal problema seria o facto de uma imagem com mais acção implicar mais um personagem na ilustração e isso poderia ser confuso, quanto ao nélson fizemos dois desenhos, o primeiro vimos mais tarde que, apesar de mais espectacular, retratava um salto em comprimento e não o triplo salto e depois há que não esquecer que sendo as imagens desenhadas com base em fotografias, temos sempre que nos cingir ao que encontramos, apesar de que no caso do Obikwelu fizemos o contrário, ou seja, primeiro decidimos a pose que queríamos e depois fomos tentar encontrar uma imagem que nos permitisse fazer o desenho, como isso não foi possível fizemos uma montagem do corpo de um atleta e de uma cabeça em perfil do obikwelu, só depois fizemos a ilustração. Quanto às vantagens de usar a ilustração e não as fotos para nós é clara, a unidade gráfica é muito maior pois podemos controlar pormenores como os equipamentos, e podemos também colocar as figuras do tamanho que quisermos sem nos preocuparmos com a qualidade ou dimensão da foto original. Mais uma vez, obrigado pelo comentário.